Como manter uma programação atrativa de TV Corporativa para os colaboradores?

 

A TV Corporativa é um dos canais mais eficientes na hora de aumentar a produtividade e o engajamento da equipe. E nós separamos as melhores dicas para manter sua programação atrativa!

Já se sabe que o endomarketing tem impacto direto na produtividade da equipe. As ações praticadas são grandes responsáveis para que os colaboradores tenham uma imagem positiva da empresa onde trabalham.

Mas, com tantas mudanças na forma de se comunicar, os canais de comunicação oficiais para prática do endomarketing também têm mudado, acompanhando o desenvolvimento de novas tecnologias. E, com isso, a mensagem transmitida pelas empresas aos funcionários vem encontrando novos caminhos.

  • A importância de uma programação atrativa de TV Corporativa

Manter uma TV Corporativa para os funcionários era até pouco tempo um privilégio exclusivo de grandes empresas. A ferramenta, extremamente eficiente, quando bem aplicada, hoje já apresenta investimento baixo e excelente retorno em imagem para as empresas diante de seus colaboradores.

Uma programação atrativa de TV Corporativa permite engajar ainda mais os colaboradores, por meio da divulgação da cultura da empresa, de ações e promoções em tempo real. Com ela, é possível promover uma comunicação transparente, em um formato atraente e de fácil consumo.

Além disso, soluções como o Mobuss TV, desenvolvido pela Teclógica, informam com qualidade, baixo custo e facilidade de gerenciamento e publicação de conteúdos. É possível substituir, por exemplo, os antigos murais de avisos por informativos digitais.

  • Como utilizar essa ferramenta de maneira criativa e eficaz?

As áreas de Marketing e RH devem trabalhar em parceria para promover uma comunicação efetiva e, mais do que isso, atrativa aos colaboradores. Para que cada um se sinta, de fato, parte da empresa.

Confira algumas sugestões que podem tornar o endomarketing mais interessante:

1. Reconheça a equipe

Pode parecer besteira, mas, reconhecer os feitos dos funcionários e da equipe é sim uma medida muito importante. Pesquisas indicam que o reconhecimento profissional e a satisfação com o trabalho já respondem por 67% dos anseios de colaboradores.

Estabelecer algumas metas e destacar o desempenho de um ou mais funcionários do mês, além de serem um sinal de reconhecimento do trabalho por parte da empresa, podem estimular os colaboradores.

Assim, disseminar esse reconhecimento com uma programação atrativa de TV Corporativa é uma excelente alternativa. É possível até que o presidente ou os diretores deixem uma mensagem parabenizando a equipe que conquistou as metas do mês, por exemplo.

2. Conscientize sobre responsabilidade social

Campanhas de doação de sangue, Outubro Rosa e Novembro Azul, por exemplo, podem funcionar como dicas de comportamento e trazer bem estar ao ambiente de trabalho.

Outras ações de responsabilidade social, como doação de alimentos e roupas para ONGs e instituições de caridade, também podem engajar e muito o público interno. Uma equipe engajada e bem informada sobre o que está acontecendo fora da empresa produz muito mais e melhor.

Uma forma de manter sua programação atrativa e incentivar boas práticas é mostrando bons exemplos. Convide pessoas que doaram sangue ou participaram de uma tarde de acolhimento com idosos em casas de repouso, por exemplo, para gravar um vídeo contando sobre a experiência.

3. Crie canais de comunicação próprios

Seja por meio de uma rede social só da empresa ou de um canal de TV Corporativa, é importante que haja um meio de comunicação oficial para que os funcionários estejam atualizados sobre tudo o que está acontecendo dentro da empresa.

As postagens do Facebook da marca podem ser transmitidas na TV. Ou então, caso a empresa disponha de recursos, pode até mesmo produzir um vídeo corporativo, em que notícias sobre todos os setores e tudo o que acontece na empresa sejam transmitidas para todos os colaboradores. Eles até mesmo podem opinar sobre o que querem ser informados.

4. Comemore datas

Que tal um calendário mensal de eventos, datas comemorativas e até mesmo aniversários?

Com a divulgação dessas informações, a equipe estará muito mais preparada e integrada. A empresa pode até mesmo realizar um evento de aniversariantes do mês em uma data combinada, registrar e transmitir tudo depois.

A reunião não precisa acontecer somente na confraternização de final de ano. Uma relação construída ao longo dos meses é muito mais sólida e eficiente.

5. Impulsione as estratégias da empresa

O endomarketing também pode (e deve!) divulgar o negócio da própria empresa.

Funcionários são os primeiros a venderem a marca. Por isso, campanhas promocionais,  lançamento de produtos e clientes novos que a empresa conquistou devem ser divulgados em uma programação atrativa para todos.

Dessa forma, todo mundo fica ligado e atento a todas as campanhas promocionais e os assuntos internos importantes.

6. Aproxime a gestão

Uma mensagem do presidente, ou dos gestores, em apoio aos funcionários pode significar algo muito positivo.

Além de motivar a equipe, essa prática permite que a gestão se apresente mais próxima.  Uma vez que existem muitas organizações em que as lideranças estão geograficamente distantes, uma TV Corporativa permite que a comunicação chegue em diferente locais.

7. Divulgue carreiras

A maior parte das grandes empresas possui planos de carreira que são divulgados no momento da contratação do colaborador. Porém, nunca mais se ouve falar disso.

De vez em quando, é interessante divulgar que esse plano realmente existe e é efetivo. Depoimentos de outros colaboradores que conseguiram conquistas na carreira podem ser motivadores, incentivando outros funcionários a caminharem para o sucesso dentro da empresa.

 

Conclusão

Essas dicas são apenas uma parte da infinidade de itens que podem ser trabalhados em uma tecnologia como o Mobuss TV. Ações como as descritas acima visam estimular e modernizar o ambiente de trabalho da organização, além de motivar pessoas e fortalecer laços internos.

O colaborador precisa entender que a comunicação funciona para os dois lados: a empresa fala, mas ele também pode falar, opinar e perguntar. Ao fim, mais do que a conquista de bons resultados no mercado, a empresa ganha em empatia e humanidade.

 

Fonte: Blog Teclógica.

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